Melhores Álbuns de 2012

2012m

Eu ainda tenho muito pra conhecer dentro da música, pois só esse ano passei mesmo a pesquisar/fazer lista etc olhar de um modo diferente, antes só me limitava a ouvir. Eu realmente gostei do que ouvi que foi lançado esse ano (ou talvez tenham me recomendado só o que tem de bom, pois 99% dessa lista vem de recomendações hehe). E é o mesmo de sempre: decepções, surpresas… Que bosta esse novo da Madonna, hein? O que não chega muito bem a ser uma decepção, a discografia dela é cheia de porcarias, mas aqui ela encontrou o fundo do poço. Sem falar nesse do Sigur Rós, o piloto automático do ano e o pior álbum deles, mas que não chega a ser ruim e tem umas 2 ou 3 músicas muito boas.

E mesmo com 25 aí, ficam alguns de fora que na certa merecem atenção: Tempest (Bob Dylan), Cruel Summer (vários artistas), Live From the Underground (Big K.R.I.T.), Paralytic Stalks (of Montreal), Sun (Cat Power), …Little Broken Heart (Norah Kones), BBNG 2 (badbadnotgood), ‘Allelujah! Don’t Bend! Ascend! (Goodsped You! Black Emperor), R.I.P (Actress), Total Loss (How to Dress Well), Hair (Ty Segall and White Fence), Looking 4 Myself (Usher)… dos que eu lembro.

E de texto, paro aqui.

25. Sweet Heart Sweet Light (Spiritualized)

24. Nootropics (Lower Dens)

23. The Haunted Man (Bat for Lashes)

22. Lonerism – Tame Impala

21. The Seer (Swans)

20. R.A.P Music (Killer Mike)

19. Battle Born (The Killers)

18. That’s Why God Made the Radio (The Beach Boys)

17. Swing lo Magellan (Dirty Projectors)

16. Psychedelic Pill (Neil Young)

15. Nocturne (Wild Nothing)

14. Until the Quiet Comes (Flying Lotus)

13. Le voyage dans la lune (AIR)

12. Stray Ashes (JBM)

11. TNGHT (TNGHT)

10. The Idler Wheel is… (Fiona Apple)

9. Luxury Problems (Andy Stott)

8. Channel Orange (Frank Ocean)

7. Centipede Hz (Animal Collective)

6. Shields (Grizzly Bear)

5. Wrecking Ball (Bruce Springsteen)

4. good kid, m.A.A.d city (Kendrick Lamar)

3. Bish Bosch (Scott Walker)

2. Privateering – Mark Knopfler

1. Bloom (Beach House)


2 Comentários on “Melhores Álbuns de 2012”

  1. Victor Ramos disse:

    Legal. Só que ainda estou tentando compreender o hype em torno da Gaby Amarantos (cujo álbum Treme está aparecendo em muitas dessas listas por aí) por parte da crítica; juro que tento. Talvez seja a carência de uma nova figura importante na nova cena da popular música brasileira e o povo esteja tentando enxergar genialidade/talento/odiaboaquatro em qualquer figura carnavalesca com proposta “inovadora” que aparece por aí.

    Bem, abandonando a cena atual… Para quem curte uma boa música e está ampliando a visão acerca desta arte, precisa ouvir o álbum Araçá Azul (1972), obra-prima de Caetano Veloso e um dos álbuns mais emblemáticos da música brasileira, lá da época do tropocalismo. Diferente de tudo que alguém pode ouvir. Existe até uma matéria sobre o disco, dividida em duas partes no Youtube:

    Parte 1- http://www.youtube.com/watch?v=TyioevQ35B8
    Parte 2- http://www.youtube.com/watch?v=ViAPSR7G2xk

    • Luís Daniel disse:

      Olha, eu não me ligo muito na música brasileira nos dias de hoje, mas esse álbum da Gaby é um dos mais divertidos (com isso eu tambem quero dizer simpatico, o que acaba por varios momentos forçando ela a tomar decisoes que prejudicam o resultado, em algo mais domesticado que devoa ser) do ano, com um ritmo chamativo e tudo isso que já ta bem manjado por aí. Desde que me conheço por gente que curto ouvir essas coisas, funk carioca, tecnobrega, esse eletroforró… Tem mais coisa boa do que imaginamos. :P

      Quanto ao Caetano, to pra conhecer, principalmente essa fase Tropicália, que deve ser a minha favorita da música nacional. To c/ a discografia dele aqui e ja ouvi alguns álbuns, mas faz tempo, preciso reouvir. rs


Comente!